Antes de mais nada, quero dizer que é um prazer começar a fazer parte do time de colaboradores do portal Coletivamente. Antes, queria me apresentar a vocês. Eu me chamo Bruno Grossi Begê. Nasci em Belo Horizonte (hoje moro no interior mineiro), tenho 44 anos, sou autista, diagnosticado tardiamente, já escrevi seis livros e hoje atuo como escritor, artista visual e ativista da causa autista. Sou graduado em Comunicação pelo Uni-BH, pós-graduado em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC-MG e possuo ainda algumas especializações.
Das minhas experiências com literatura, duas delas são do campo da poesia, “O grão imastigável”, de 2007, e “Alívio da alma”, de 2010. Há, ainda, outros quatro livros, sendo dois deles pela Editora Miolo Mole (SP), “As Aventuras de Ralf & Carlos no Mundo da Lua” (2020) e “Monstro” (2022); e dois independentes, “DoroTEA – A Peixinha Autista” (2021) e “DoroTEA em Enfrentando os Seus Medos” (2022). Como ilustrador, tenho mais de 40 publicações entre livros infantis e cartilhas. Costumo expor meus trabalhos de arte em várias cidades do país.
O fato de eu ser diagnosticado autista com altas habilidades/SD de forma tardia me deu força para me conhecer melhor, entender o meu passado e, com isso, eu pude começar uma enorme pesquisa sobre o assunto. Escrevo sobre o tema, apresento-me em escolas e também faço palestras. Sou da diretoria da Associação Pró-Autistas de MG, a Aspas.
Portanto, meus amigos e minhas amigas, espero que possamos desenvolver uma boa troca neste espaço. Que todos saiamos ganhando com este maravilhoso intercâmbio de saberes e experiências.