20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Em um movimento contínuo em direção à inclusão, diversas iniciativas têm moldado um futuro mais acessível e acolhedor para pessoas no Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como autismo. As iniciativas proporcionam melhoras na qualidade de vida da comunidade autista, confira algumas delas.

Sirene nas escolas

O município de Vila Velha, no Espírito Santo, criou uma lei que determina que todas as sirenes das escolas públicas e privadas sejam substituídas por outros sinais sonoros que não incomodem os alunos autistas das escolas. O objetivo é que músicas populares ou clássicas toquem no lugar das sirenes.

A rede municipal de Vila Velha tem cerca de 2.200 alunos diagnosticados com autismo. As escolas da cidade têm até o início das aulas de 2024 para mudarem os sinais.

Restaurantes adaptados

Atualmente, alguns restaurantes do Brasil estão adaptando todo o seu ambiente para receber pessoas autistas. O restaurante Espetinho do Vini, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é um deles. O empresário Vinicius Longaray e sua esposa e sócia Kelli Longaray mudaram o negócio da família por causa do filho Enzo Gabriel, de 5 anos, diagnosticado com autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O lugar tem itens adaptados como fones de ouvido para abafar o som, brinquedos, aviso sobre as características do autismo em vários locais do restaurante e também som ambiente suave. O cardápio também foi adaptado pensando na seletividade alimentar de crianças autistas.

Abafadores de som

O Shopping Praça Nova Santa Maria, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começou a disponibilizar, este ano, fones abafadores de ruído para crianças autistas, com o objetivo de proporcionar conforto aos visitantes.

Por ser um lugar movimentado, o barulho do shopping pode causar desconforto em autistas, tornando a iniciativa do shopping algo fundamental. Os abafadores estão disponíveis no Espaço Família, os pais podem solicitar e utilizar os abafadores de forma gratuita e devolvê-los após o uso.

Práticas esportivas

No dia 1º de novembro entrou em vigor a medida que estabelece as diretrizes para a implantação do Programa TEAtivo no Brasil. O projeto tem como objetivo a promoção das práticas esportivas, psicomotoras e de lazer para pessoas com autismo nos três níveis do transtorno.

A iniciativa irá ocorrer em núcleos esportivos, viabilizados por meio das parcerias com municípios, estados, instituições de ensino superior e organizações. Os locais devem oferecer atividades complementares ao ambiente escolar.

FONTE: https://www.terra.com.br/nos/conheca-4-iniciativas-que-melhoram-a-vida-de-pessoas-autistas,f11f520fa92db21a278c39a95900dbe5l7b028wx.html

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress