20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Infelizmente ainda precisamos falar e enfatizar a respeito da violência que ocorre com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, sobretudo o bullying que é uma prática de violência recorrente nas escolas.
É comum nos depararmos com notícias na televisão, bem como com práticas que denotam vários tipos de violência. Com isso, convido você leitor a entender a respeito desse assunto, e a identificar se o seu filho ou filha tem passado por isso.

Cinco tipos de violência de acordo com WILLIAMS e STELKOPEREIRA (2013).
:
1- Física: atos que buscam ferir a integridade física da pessoa, como chutes, socos, tapas, beliscões, entre outros.
2- Violência Psicológica: ações que têm como provável consequência danos psicológicos ou emocionais a outros, como ameaças de uso de violência física contra a pessoa ou entes queridos, criar situações a fim de provocar medos, desagradar verbalmente crenças, atitudes e a personalidade da pessoa, espalhar rumores ou inferiorizar os esforços de uma pessoa.
3- Violência sexual: atos contra a sexualidade do indivíduo como acariciar, manipular genitália, mama ou ânus sem o consentimento do outro, atos pornográficos e exibicionismo, ter ato sexual com ou sem penetração, com ou sem o uso da força física.
4- Negligência: não evitar situações de perigo ao outro ou omitir-se diante das necessidades de outro indivíduo.
5- Violência contra o Patrimônio ou material: danificar, quebrar e roubar materiais de pessoas ou de instituições de modo proposital.


Como identificar?

Fique atento(a) às mudanças comportamentais bruscas do seu filho ou filha. Se antes comiam mais e “de repente” passam a comer menos ou vice-versa, se antes eram sociáveis e “de repente” preferem ficar isolados, se demonstram mudanças na rotina do sono e medo intenso para realizar determinas atividades etc.
Lembre-se cuidar e observar os comportamentos dos pequenos e principalmente suas relações sociais é extremamente saudável para o desenvolvimento psicossocial deles. E caso encontre dificuldade nesse processo, procure ajuda de um profissional qualificado.

Veja também...

Abril chegou e, com ele, a oportunidade de ampliar o diálogo sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Mais do que um …

O mês de abril, marcado pela campanha Abril Azul, reforça a necessidade de ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista …

Por que algumas crianças autistas têm maior plasticidade cerebral do que outras? A plasticidade cerebral é a capacidade do cérebro de criar …

plugins premium WordPress