20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Chá revelação de TEA e TDAH

Compartilhe

Vídeos de chás revelação de condições neurológicas como transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm viralizado nas redes sociais e preocupado especialistasEm São Carlos (SP), dois irmãos adolescentes contam que há anos enfrentam a banalização desses temas.

Em uma das gravações, familiares aparecem em uma festa com bolo e até balão antes de revelarem o resultado de um diagnóstico.

A ocasião teve, ainda, broches personalizados com os seguintes textos: “Parabéns pelo TDAH” e “Parabéns pelo autismo”. Em outro vídeo, um grupo de jovens tenta adivinhar o que consta no laudo da amiga.

Para a neuropsicóloga Carolina Braga, o debate sobre ambos os temas deve ser feito de forma séria, de forma com que não ocorra o enfraquecimento do tema.

“Falar sobre o diagnóstico em redes sociais ou outros contextos é muito importante, mas a forma com que a gente vai falar é muito importante, também, porque a gente precisa validar o sofrimento de pessoas que têm essa condição. E, quando a gente coloca isso como mais um ‘status’ ou uma comemoração, a gente está desqualificando a luta de pessoas que estão buscando inclusão, direitos e qualidade de vida adequada”, comentou a especialista.

Ainda de acordo com a psicóloga, a divulgação dos vídeos citados acima contribui para a banalização do discurso.

Entre janeiro e maio de 2025, foram 36.485 atendimentos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico de autismo e TDAH, apontam dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo.

O número corresponde a um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Quando a gente vai de fato confirmar esse diagnóstico, a gente precisa ter muita cautela. [É necessário] Procurar profissionais que, de fato, tenham um repertório para esse tipo de avaliação”, disse a especialista.

Os irmãos Thales e Alice Muniz Zequini disseram que lutam há anos contra a banalização das pautas.

Aos 17 anos, Thales, que é autista, conta que costumava a sofrer bullying e também a ser excluído de interações sociais na infância.

“Eu era, às vezes, excluído por alguma das crianças, já sofri bullying por causa de professor. Com isso, minha mãe, meu pai, toda a minha a família me ajudou a batalhar pelos meus direitos”, disse Thales.

A irmã dele, que descobriu o diagnóstico para TDAH em 2023, também já passou por situações semelhantes.

“Eu não parava quieta. Saía na rua toda hora, não parava. Também as dificuldades que eu tinha na escola, o bullying. Acho que suspeitavam desde que eu era pequena e eu me sentia diferente”, afirma a estudante, que diz ter recebido com “alívio” o diagnóstico.

Thales e Alice são filhos da terapeuta Gabriela Muniz e do representante comercial Alexandre Zequini. Sem muitas informações no começo, ele afirma que teve de deixar os preconceitos de lado para entender o diagnóstico do filho.

“No começo, eu tive um pouco de dificuldade para aceitar o diagnóstico, porque acho que faltava instrução. Hoje, consegui compreender, entender, e aceitar tudo isso que ele passava”, comentou.

A terapeuta ressalta que a família cumpre papel primordial na rede de apoio dos filhos. Ela vê com preocupação vídeos de chás revelação como esses ganharem espaço nas redes sociais.

“Tudo se leva para o lado da descontração, mas a gente tem que tomar cuidado com a banalização de algo que é extremamente sério. Corre o risco de entenderem algo como uma grande ‘brincadeira'”, finalizou.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/09/06/chas-revelacao-de-autismo-viralizam-nas-redes-sociais-e-acendem-debate-sobre-diagnostico.ghtml

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress