20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Colorido em via de São Carlos

Compartilhe

A Via da Saudade, um dos principais cartões-postais de Rio Claro (SP), ganhou um colorido especial com pinturas que promovem a inclusão e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O autor das obras é o artista Gustavo Rosa Neto, conhecido como Guga Slayter, de 38 anos. Ele é casado com Patricia Vieira e pai de Benício Rosa Neto, de seis anos. Inspirado pela experiência pessoal, Guga explicou que o diagnóstico de autismo do filho, aos dois anos, mudou sua perspectiva:

“Passamos a estudar sobre o assunto. Minha esposa fez cursos, e eu estou estudando psicopedagogia. Tudo isso para compreendermos melhor esse universo”, relata o artista.

Com autorização da Secretaria de Cultura de Rio Claro, Guga realizou as pinturas na Via da Saudade para dar visibilidade à causa:

“O processo de inclusão é o mais difícil, e precisamos discutir isso com a sociedade. Essa foi uma forma que encontrei para promover a conscientização. Meu objetivo é levar essa arte para outros pontos da cidade, como a estação, onde há grande circulação de pessoas. Meu filho participou das pinturas, e isso foi essencial. Enquanto realizava os desenhos, muitas pessoas paravam para perguntar sobre o tema, e eu explicava”, compartilhou Guga.

Sobre o autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que pode envolver características como desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e interação social, além de padrões de comportamento repetitivos.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, criado pela ONU em 2007, é comemorado em 2 de abril. A data busca promover o conhecimento sobre o espectro autista, bem como destacar as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

FONTE: https://www.jornalcidade.net/rc/via-da-saudade-em-rio-claro-recebe-pinturas-inclusivas-sobre-o-autismo/270847/

Veja também...

Porque muitos duvidaram que ela conseguiria estar na própria colação de grau, pois se esqueceram que: ela adora música, adora a escola, …

E hoje recebo essa obra tão significativa, que conta a história de uma maneira poética e encantadora, abordando o mutismo seletivo, em …

Eu vou a clínicas, palestro gratuitamente em locais públicos, às vezes me seguro para não chorar em público quando vejo a situação …

plugins premium WordPress