Compartilhe

Como lidar na fase adulta

Compartilhe

Quando se fala em TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), é comum as pessoas pensarem mais em crianças e jovens, faixas de idade em que as manifestações talvez sejam mais evidentes. Agitação psicomotora, inquietação, dificuldade em manter atenção na sala de aula e agressividade estão entre alguns sintomas que podem fazer com que a condição seja levada ao médico ou a um profissional de saúde mental. 

“Mas os adultos também podem apresentar sintomas de TDAH, sendo que muitos deles nunca passaram por uma avaliação na infância ou adolescência, o que dificulta o diagnóstico na vida adulta”, comenta Jairo Bouer. 

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 4% da população adulta mundial tenha o TDAH. Isso porque cerca de duas a cada três crianças com o transtorno continuam a apresentar os sintomas depois que crescem. No Brasil, a estimativa é a de que haja 2 milhões de adultos acometidos.

Sintomas mais comuns em adultos:

Distrair-se com facilidade 
Tomar decisões de forma impulsiva
Começar tarefas sem ler instruções
Dificuldade em seguir a ordem esperada para as atividades
Organização precária
Não conseguir manter atenção em atividades recreativas
Faltar e falhar em compromissos
Estar sempre com pressa
Ser muito impaciente com tudo e todos
Não conseguir interromper ações quando deveria fazê-lo
Variações
“O TDAH é encarado hoje muito mais como uma síndrome em que os sintomas podem acontecer com diferentes frequências e intensidades. E o impacto desses sintomas pode variar muito de pessoa para pessoa”, explica Bouer.

Fonte: Portal Terra (https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/tdah-no-adulto-veja-dicas-para-lidar-com-a-condicao,290a0e2b00909e45007c8cf1d79d3fa951suwzr3.html)

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress