20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Cuidado com a calmaria

Compartilhe

Tem uma frase que me deixa em alerta: “Ele é autista, mas é tão calminho no consultório”. Calma em criança autista com atraso motor não é bom sinal. É, na maioria das vezes, desligamento do corpo.

Por vezes, sabe o que está por trás do “calminho”? Ausência de exploração, ausência de tentativa, ausência de erro motor. E se não tem erro motor, não tem construção de esquema corporal. Não tem ajuste postural. Não tem base para função.

O profissional que aplaude o silêncio, muitas vezes, estão tão cansado e esgotado da rotina de atendimento que sequer se pergunta o motivo para a ausência da interação da criança e muitas vezes vê isso como uma vitória.

O movimento desorganizado ainda é melhor do que o não-movimento. Porque pelo menos existe uma tentativa. Quando o corpo desacelera, o cérebro para junto.

Mas enquanto a gente chamar isso de criança tranquila, vamos seguir reforçando o que, na prática, é um problema.

Tem um vídeo muito famoso de um cara que fala que criança parada dá dengue. E é por aí mesmo….

Profissionais da área motora precisam parar de ter medo da instabilidade.

E começar a intervir na organização, e não na inibição.

Se você trabalha na área motora do autismo, lembre-se: criança boa não é criança quieta no consultório, é criança que interage e evolui.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress