20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Cuidados na avaliação

Compartilhe

Com a prática clínica, lidamos com questões que permeiam e ultrapassam a literatura. Diante disso, neste artigo serão apresentados alguns aspectos importantes a serem considerados no processo de avaliação psicológica e até mesmo no processo de investigação de caso clínico. Com isso, o profissional precisa:

Se atentar aos comportamentos que a criança faz somente com a família: É comum a criança apresentar alguns comportamentos somente no ambiente familiar, ambiente no qual sente-se mais confortável e segura. Diante disso, muitos pais relatam comportamentos que não são vistos ou até mesmo são apresentados de maneira diferente no ambiente clínico.

Se atentar às sensibilidades que não são percebidas como sensibilidades no ambiente familiar: Muitos pais, por
desconhecimento, interpretam sintomas diferentes do que realmente são e por esse motivo não conseguem descrevê-los, e tudo bem! Cabe ao profissional ter essa percepção e cuidado.

Se atentar em como falar com a família: Muitas famílias possuem medos, inseguranças e até mesmo estereótipos criados com relação aos profissionais e aos transtornos e diagnósticos. Diante disso, cabe aos profissionais passar da maneira mais clara e tranquila possível qualquer informação referente à criança.

Em suma, cabe a nós, profissionais, rompermos com preconceitos e oferecer um serviço acolhedor e de qualidade.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress