20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Desigualdades do autismo

Compartilhe

O psiquiatra Paulo Liberalesso, em seu Instagram, faz uma advertência importante no vídeo abaixo. Nem todo autismo é igual, ele pode ter origens e características bem distintas. Veja o que ele escreveu:

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ter origens e características muito diferentes. Enquanto algumas pessoas autistas apresentam um desenvolvimento próximo ao típico, outras enfrentam desafios mais intensos devido a condições associadas.

Genético: Pode estar relacionado a mutações específicas, como no gene SHANK3, e costuma vir sem grandes alterações cerebrais estruturais.
Sindrômico: O TEA aparece dentro de síndromes genéticas conhecidas, como Síndrome do X Frágil ou Rett.
Lesional: Ocorre quando há alterações estruturais no cérebro, como lesões perinatais ou malformações congênitas.

Cada caso é único, e entender a gravidade e as causas do autismo ajuda a direcionar intervenções mais eficazes. O que realmente importa? O suporte adequado para que cada pessoa desenvolva seu máximo potencial!”

FONTE: https://www.instagram.com/pauloliberalesso

Veja também...

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

A maioria das pessoas confunde estabelecer limites com punição. Toda criança que possui limites estipulados e pré-combinados pelos seus pais se sente …

plugins premium WordPress