20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Desigualdades do autismo

Compartilhe

O psiquiatra Paulo Liberalesso, em seu Instagram, faz uma advertência importante no vídeo abaixo. Nem todo autismo é igual, ele pode ter origens e características bem distintas. Veja o que ele escreveu:

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ter origens e características muito diferentes. Enquanto algumas pessoas autistas apresentam um desenvolvimento próximo ao típico, outras enfrentam desafios mais intensos devido a condições associadas.

Genético: Pode estar relacionado a mutações específicas, como no gene SHANK3, e costuma vir sem grandes alterações cerebrais estruturais.
Sindrômico: O TEA aparece dentro de síndromes genéticas conhecidas, como Síndrome do X Frágil ou Rett.
Lesional: Ocorre quando há alterações estruturais no cérebro, como lesões perinatais ou malformações congênitas.

Cada caso é único, e entender a gravidade e as causas do autismo ajuda a direcionar intervenções mais eficazes. O que realmente importa? O suporte adequado para que cada pessoa desenvolva seu máximo potencial!”

FONTE: https://www.instagram.com/pauloliberalesso

Veja também...

 Em celebração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Jacaraú, na Paraíba, por meio da Secretaria de …

Uma empresa de planos de saúde foi condenada na Justiça estadual do Maranhão a suspender a exigência de atualização de laudo médico …

Abril chegou e, com ele, a oportunidade de ampliar o diálogo sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Mais do que um …

plugins premium WordPress