20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Diagnóstico por videogame

Compartilhe

Uma equipe de cientistas acredita ter descoberto uma nova ferramenta rápida e fácil que pode ajudar a diagnosticar crianças com autismo. Usando um jogo de videogame de 1 minuto, o estudo descobriu que era possível distinguir corretamente crianças autistas de 7 a 13 anos de crianças neurotípicas com uma taxa de sucesso de 80%.

Além de identificar corretamente crianças autistas de seus pares não autistas, eles também foram capazes de diferenciar autismo de TDAH com 70% de precisão. O estudo publicado no The British Journal of Psychiatry envolveu 183 crianças que foram solicitadas a copiar movimentos de dança realizados por um avatar de videogame. Elas só tiveram que imitar os movimentos por 1 minuto, e sua performance foi gravada por câmeras na frente e atrás delas.

Um algoritmo desenvolvido anteriormente chamado CAMI (Computerized Assessment of Motor Imitation) então atribuiu uma pontuação entre 0 e 1, com 1 sendo uma imitação perfeita do avatar do vídeo. Cada criança repetiu a avaliação duas vezes, e alguns outros testes de diagnóstico padronizados também foram empregados.

De acordo com os pesquisadores, a ideia de usar imitação motora em diagnósticos é o que diferencia este estudo.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um comprometimento das habilidades sociais e de comunicação que pode ser leve, moderado ou grave. Em comparação com crianças neurotípicas, estudos demonstraram que crianças com TEA têm dificuldades particularmente com tarefas dificuldades sensório-motoras, como a imitação motora, o que pode ter efeitos indiretos na forma como desenvolvem interações sociais e habilidades de comunicação na infância.

Assim, com base em estudos, os pesquisadores desenvolveram a Avaliação Computadorizada da Imitação Motora, ou CAMI, para detectar TEA, concentrando-se nas diferenças na imitação motora.

Os pesquisadores disseram que o CAMI tem um potencial significativo em ambientes clínicos como ferramenta de diagnóstico.

FONTE: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/videogame-com-deteccao-de-movimento-identifica-criancas-com-autismo-em-1-minuto/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress