20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Dias para se ter orgulho

Compartilhe

Dezoito de junho foi o dia escolhido pela organização americana Aspies for Freedom para se comemorar o Dia do Orgulho Autista. É um reconhecimento pelo potencial de todas as pessoas do espectro, e aqui no Brasil é também mais um dia de conscientizar sobre as demandas dessa população.

Dia 2 de abril é a data mundial, escolhida pela Organização das Nações Unidas, para a Conscientização do Autismo. No dia 10 de agosto celebramos o Dia Internacional da Superdotação. Em reconhecimento aos
diversos modos de se aprender em múltiplas áreas e interesses.

Agora, a pergunta que não quer calar: por que há um dia para se orgulhar do autismo, e não há
um dia para se orgulhar da superdotação?

Já foi dito aqui que essas duas deficiências em muitos casos caminham juntas, sendo que
alguns médicos afirmam que se há superdotação, há autismo. Eu não creio em nenhuma regra
quando se trata de autismo, falo sempre em possibilidades. Existe o termo dupla excepcionalidade quando há o diagnóstico para a coexistência do autismo mais a superdotação.

A minha resposta para só haver dia do orgulho para autistas: o capacitismo. Ainda existe muita desinformação sobre as duas formas de deficiência\condição, e a desinformação perpetua mitos. As pessoas pensam que a superdotação te dá vantagens sobre as pessoas com inteligência na média, ou inferior; que a superdotação não necessita de cuidados medico- terapêuticos, que não há necessidade de adaptações. Consequentemente, pensam que a pessoa superdotada é uma privilegiada, que não tem demandas específicas. 

Estou aprendendo a falar sobre a minha superdotação com esses textos, a normalizá-la, porque antes não queria parecer pedante ou superior a qualquer pessoa, mas agora, quando vejo tanta desinformação, não posso ser eu a capacitista e me esconder. Primeiramente, tenho orgulho de mim como ser humano, para a partir daí me orgulhar de minhas condições. Afinal, não são elas que me definem como pessoa, elas dão o “plus” a quem sou.

Todos os dias para mim são dias para me orgulhar, e conscientizar sobre a beleza da neurodiversidade.

Se você tem também orgulho de sua humanidade, está convidado a se orgulhar comigo e todos os autistas no dia 18! Te aguardo!

Veja também...

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

Autismo na vida adulta, seus desafios e suas potencialidades. Falo mais sobre tudo isso no vídeo que segue.

plugins premium WordPress