Compartilhe

Dicas para viver bem

Compartilhe

Se você vive com TDAH entende como pode ser difícil evitar distrações, manter-se organizado e trabalhar com eficiência.

Desatenção, impulsividade, inquietação, hiperatividade, falta de foco e outros sintomas geralmente surgem cedo na vida e evoluem com o passar do tempo.

Se você tem mais de 18 anos e apresenta esses sintomas, não está sozinho. O TDAH é um dos transtornos infantis mais prevalentes, que continua além da adolescência para muitos adultos.

Embora as crianças com TDAH sejam mais propensas a lutar contra a impulsividade e a hiperatividade, os adultos com TDAH são mais propensos a ter problemas de memória, inquietação e falta de concentração mental.

Mesmo que você descubra que tratamentos baseados em evidências, como medicamentos e psicoterapia, ajudam muito a controlar sua condição, aprender estratégias comportamentais eficazes pode lhe dar o poder de controlar seus sintomas.

4 táticas que o adulto com TDAH pode usar diariamente

  1. Organize-se
    Se você costuma passar o dia tentando descobrir por onde começar, mas acaba fazendo muito pouco, uma nova abordagem organizacional pode ser necessária. A organização ajuda você a gerenciar atividades e tempo com eficiência, eliminando distrações e possíveis frustrações do seu dia.

Uma estratégia para um estilo de vida mais organizado é começar a escrever uma programação todas as noites para o dia seguinte.

Começar cada manhã sabendo o que esperar lhe dá controle sobre suas responsabilidades e atividades. O ato de riscar tarefas concluídas aumenta uma sensação positiva de realização.

  1. Siga uma rotina
    Quando estiver confortável em organizar sua programação diária, estabeleça uma rotina geral que ajude seu dia a correr bem, não importa o que possa surgir. Acostume-se a deixar as chaves na bandeja de entrada assim que passar pela porta da frente. Pendure sua jaqueta no armário antes de entrar na sala para sentar no sofá. Avalie seus padrões de comportamento para desenvolver rotinas que funcionem para você.
  2. Minimize distrações
    Quando você tem um ambiente de trabalho pessoal ou profissional que exige um nível mais alto de concentração, minimizar as distrações pode ajudá-lo a manter o foco por longos períodos de tempo.

Organize e simplifique o ambiente em casa para remover distrações e melhorar o foco.

No trabalho, melhore a sua concentração concluindo projetos existentes antes de iniciar novos.

  1. Torne as grandes tarefas mais gerenciáveis
    Se você tiver que concluir uma tarefa longa que exija várias etapas e grande atenção aos detalhes, divida-o em etapas menores, mais gerenciáveis ​​e mais fáceis de realizar.

Use uma lista de verificação detalhada ou escreva os componentes separados da sua tarefa para criar um roteiro passo a passo que o ajude a permanecer no caminho certo do início ao fim.

Fonte: Catraca Livre (https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/4-taticas-que-te-ajudam-a-viver-bem-com-tdah/)

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress