20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Educação é para todos

Compartilhe

A ideia de “nivelar por baixo” o desempenho acadêmico de uma turma ao incluirmos educandos com deficiência em sala de aula regular pode gerar grande preocupação por parte de alguns.

O sistema educacional brasileiro sempre teve que lidar com educandos taxados “de baixo desempenho” – mas por que tanta preocupação se revela ao falarmos de inclusão de educandos com deficiência?

No contexto do autismo, de forma alguma viso à extinção de instituições como APAEs e Pestalozzis. Pelo contrário, entendo que são instituições que fizeram e continuam fazendo diferença na educação e vida de muitos.

Entretanto, intenciono um cenário no qual essas instituições estejam legitimadas e em plena parceria efetiva com o sistema educacional e demais órgãos públicos, visando à educação inclusiva.

Imagino que para alguns seja possível de esquecer: educação é um direito de, literalmente, todos. Pessoas com deficiência são parte deste todo!

Veja também...

O Clube do Povo, como o Internacional-RS é conhecido, realizou sábado passado, na partida contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, uma ação …

Pesquisadores da Universidade de Fukui, no Japão, identificaram uma possível conexão entre os níveis de certos ácidos graxos no sangue do cordão …

O coletivo de pais de pessoas no espectro autista Família TEA promoveu, ontem, a 4ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, em Guarapari …

plugins premium WordPress