Abril vem chegando e nos dando mais espaço para conscientização. Esse é um mês em que o autismo vai estar na pauta, mais que nunca, graças a Deus.
Serão muitos eventos em todo o mundo. No Brasil é muito lindo ver o empenho e dedicação de tanta gente em prol da nossa causa.
Venho fazer a sugestão para que convidem muitas pessoas que lutam ou trabalham com autistas, e principalmente que não deixem de chamar para palestrar as pessoas mais importantes no TEA: os próprios autistas.
Como mãe de autista e profissional eu falo em eventos com muita vontade de acrescentar boas informações nas minhas áreas de especialismo. Porém, tem informações que vem de dentro para fora e ninguém melhor que a pessoa autista para explicar.
Virou camiseta
Um dia, eu escrevi a frase que virou camiseta:
“Um evento de autismo sem palestrantes autistas é como uma festa de aniversário sem aniversariante”, que a @natysouza.designer (artista autista) ilustrou e vende através da @28presentes .
É isso, quanto mais autistas, mais conhecimento sobre o tema, com as diversas histórias reais.
Chamem os autistas que gostam de palestrar, em todos os seus níveis (os que são verbais e os que usam CAA ou intérpretes; autistas que já inspiram e os que esperam sua vez de terem voz para inspirar também.
E vocês, autistas, não precisam ficar felizes só com a oportunidade. Palestrar é um trabalho difícil, requer muita organização e controle sensorial. Não tenham receio de pedir remuneração (não é o mais importante, mas você merece) por sua participação.