Volta e meia me encontro tendo que responder a perguntas referentes à minha condição de superdotada. Indagações como: “Mas precisa de data? O que o superdotado quer mais, já não leva vantagem sendo mais inteligente?”
Bem, vamos lá, vou citar alguns motivos para sermos lembrados, por exemplo, com uma data (10 de agosto – Dia Internacional da Superdotação). O primeiro é dar visibilidade às minorias. Superdotados são 5% da população mundial. O segundo motivo é celebrar o talento; superdotados têm como características achar soluções criativas para a resolução de problemas. A humanidade avançou com base em descobertas científicas propostas por número expressivo de superdotados. O terceiro é chamar a atenção para o fato de que a superdotação traz muitos dons, mas também condições que precisam ser validadas para que eles(as) possam ter mais qualidade de vida, e contribuírem ainda mais com os outros seres humanos. O quarto motivo é chamar a atenção para que políticas educacionais sejam mais bem aplicadas na promoção de ensino de qualidade para essa população. O quinto é garantir mais informações para reduzir pensamentos capacitistas como aqueles das perguntas iniciais.
Assim, como orgulho-me em ser autista (brado isso e faço a militância), orgulho-me em ser superdotada, e faço questão de sempre que possível conscientizar as pessoas.
Por isso, desejo falar sobre algumas características positivas da superdotação, que você talvez não saiba ou ainda não tenha parado pra pensar sobre elas!
Superdotados apreciam muito mais as belezas da natureza e da humanidade. Por seu perfil intenso, são ativistas natos, e a ecologia é muitas vezes um de seus focos. Encaram a vida experimentando as belezas nas relações humanas, também com os animais, com as artes, com a literatura. Enfim, o que compõe o nosso sistema.
Superdotados têm senso de humor diferenciado, usam de sutileza em suas piadas, muitas vezes provocativas, intrincadas ou com trocadilhos. Aqueles que me conhecem (bem), rirão nessa parte do texto.
Criam seus próprios métodos e esquemas que facilitem seu processo de aprendizagem; isso nem sempre agrada professores e outros profissionais da educação que insistem na sistematização.
A superdotação é uma energia transformadora! Há necessidade de domínio intelectual, físico ou criativo para seu entendimento de mundo e para provê-lo de sentido.
Ser superdotado é sentir extrema necessidade de agir!