20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Exemplo de uma servidora

Compartilhe

Desde que foi sancionada, em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garantiu o direito de matrícula e permanência de alunos com deficiência nas escolas regulares. No entanto, o caminho entre o que está escrito na lei e o que se realiza nas salas de aula ainda apresenta lacunas que impactam diretamente estudantes, famílias e professores.

É o que mostra a experiência da servidora Jamile Cristina Sada, do Campus Sertão, no Rio Grande do Sul. Mãe de um menino autista de 12 anos, ela tem sido convidada por escolas e instituições de ensino a compartilhar sua vivência pessoal e profissional, mostrando, na prática, como a falta de estrutura e formação adequada desafia a inclusão plena. “Até hoje as escolas de educação básica não sabem lidar com as diversas deficiências e transtornos de aprendizagem e também não possuem estrutura para acolher estudantes com necessidades específicas”, aponta.

Somente neste primeiro semestre de 2025, Jamile esteve na Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert (1º/04), no Espaço Plural em Getúlio Vargas (03/05) e no Campus Ibirubá do IFRS (04/06), falando para estudantes, professores e servidores sobre o autismo e os desafios da aprendizagem.

Em suas falas, Jamile destaca que, embora a legislação determine o aprimoramento dos sistemas educacionais para garantir acesso, permanência e aprendizagem – conforme o Artigo 28 da LBI -, na prática, muitas escolas ainda não possuem estrutura nem capacitação suficiente para acolher estudantes com necessidades específicas. “Há muita boa vontade e acolhimento por parte dos profissionais, mas pouco ou nenhum conhecimento sobre as deficiências e as estratégias pedagógicas de inclusão”, aponta.

Conhecer para incluir

Durante a pandemia, Jamile precisou buscar cursos de adequação curricular e métodos específicos para auxiliar o próprio filho, diagnosticado com autismo nível II de suporte e TDAH, a aprender em casa. Essa experiência como mãe atípica fez surgir o desejo de compartilhar conhecimento com outros profissionais, para que mais crianças possam ter suas potencialidades desenvolvidas desde a infância.

O que preocupa Jamile é ver que, mesmo diplomados no ensino fundamental, muitos estudantes ingressam no ensino técnico e superior, inclusive no IFRS, com dificuldades cognitivas que não foram devidamente acompanhadas durante a infância. “Para ensinar um aluno autista, é preciso primeiro entender como ele aprende, o que ajuda ou dificulta sua aprendizagem”, explica.

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a servidora participou de um momento de troca de experiências com estudantes na Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert, no dia 1º de abril, reforçando a importância da empatia, do acolhimento e da escuta ativa no ambiente escolar.

No Campus Ibirubá, Jamile foi convidada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) para falar aos servidores sobre o tema “Autismo: conhecendo os desafios”. O encontro fez parte do projeto “SignIFicando Saberes: Um Novo Olhar Sobre a Inclusão”, que busca ampliar espaços de diálogo e formação continuada sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Jamile buscou apresentar uma perspectiva sensível e realista sobre os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas no espectro autista e suas famílias. Para ela, compartilhar suas vivências é uma forma de construir pontes dentro da própria rede federal de ensino. “Acredito que todos têm algo a aprender e a ensinar. Trocar informações nos faz ser um IFRS melhor”, finaliza.

FONTE: https://ifrs.edu.br/sertao/vivencia-que-inspira-servidora-do-campus-leva-reflexao-sobre-autismo-as-escolas/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress