O Meeting 2025 da Academia do Autismo, um dos eventos mais importantes eventos do Brasil sobre o tema, chegou ao fim ontem, no Hotel Atlântico, em Búzios, na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Foram dois dias de palestras, debates, lançamentos de livros, oficinas e muitas trocas de experiência.
No segundo dia, o psicoterapeuta Fábio Coelho, CEO da Academia do Autismo e colaborador do Coletivamente, abriu os trabalhos com sua palestra abordando comportamentos-problema e as maneiras de diminuir seus impactos e sua frequência. Depois, Daniel Carmo, educador físico, também do time do Coletivamente, falou sobre a importância dos exercícios físicos para melhorar a cognição e os movimentos dos autistas.
Depois, ainda teve Coralina Matos, que discorreu sobre a autonomia daqueles que estão no espectro ao longo da vida, e Carolina Quedas, também colaboradora do Coletivamente, que explicou como devemos encarar a questão da ponta dos pés, tão comum entre os autistas.
Ainda subiram ao palco o casal Manoel Soares, ex-apresentador da TV Globo, e Dinorah Soares, que fizeram uma exposição sobre a jornada de pais e mães atípicos. Para fechar o dia, Germana Parreiras apresentou sua visão sobre comunicação alternativa e aumentativa e a cientista Aída Brito, com o filho e o marido, tocou num ponto importante: a neurociência e os desafios da inclusão.
Foi dessa forma, em grande estilo, que acabou o evento organizado pela Academia do Autismo, desta vez na cidade de Búzios. Um sucesso de critica e público.
“Realmente um evento grandioso, muito organizado, com excelentes palestras, pessoas muito importantes no universo do autismo. Fiquei muito satisfeito de ter participado”, disse o palestrante Daniel do Carmo.