A filha de 25 anos do músico David Bowie (1947-2016) usou a conta dela no Instagram para tornar público seu diagnóstico recente de autismo. A também cantora Lexi Jones compartilhou um longo pronunciamento, no qual expressou seu alívio ao finalmente compreender as causas de seus sentimentos de solidão e exaustão.
Lexi Jones é fruto do relacionamento de Bowie com a modelo Iman. Os dois trocaram alianças em 1992 e seguiram juntos até a morte do artista. Bowie também teve o cineasta Duncan Jones (54 anos), nascido no casamento do cantor com a modelo e atriz Angie Bowie, entre 1970 e 1980.
Lexi Jones escreveu no post anunciando seu diagnóstico: “O autismo não tem uma única aparência, uma única voz ou uma única forma de se manifestar. Ele se apresenta de muitas maneiras, e muitos de nós aprendemos a escondê-lo sem nem perceber que estamos fazendo isso. Fui diagnosticada recentemente como autista, e finalmente tudo fez sentido para tantas coisas que carreguei silenciosamente a minha vida inteira”.
Ela também afirmou: “É muito comum que mulheres e pessoas socializadas como mulheres sejam diagnosticadas mais tarde na vida. Frequentemente, somos condicionadas a mascarar, imitar e internalizar. Isso não faz com que seja menos real. Esse diagnóstico não muda quem eu sou, mas me dá linguagem, clareza e alívio. Estou compartilhando isso porque sei que não sou a única, e porque histórias como essa merecem ser vistas”.
O post de Lexi consiste em um longo ensaio com o título “O esforço silencioso: a minha perspectiva sobre a neurodivergência”. Ela diz no texto que sempre se sentiu “diferente” e “isolada”, acabando “exausta” por seus esforços em prol de uma maior socialização.
A filha de David Bowie escreveu: “Eu nunca realmente me senti pertencente a lugar algum, e isso acabou me deixando exausta de tanto mascarar (…) Parece mais uma performance que eu construí ao longo do tempo, não um reflexo de como eu realmente penso, sinto ou funciono”.
Ela explicou como acabava “sobrecarregada” e “entrava em colapso ou explodia”, enquanto descrevia sua falta de senso de si mesma como uma “sensação de dor” que “destrói minha confiança e meu senso de valor”.
Lexi Jones já trabalhou como estilista e fotógrafa, mas direcionou sua carreira para a música nos últimos anos. Em 2025, ela lançou seu primeiro disco de estúdio, “Xandri”, com 12 canções.
FONTE: https://revistamonet.globo.com/celebridades/noticia/2025/08/filha-de-david-bowie-expressa-alivio-apos-ser-diagnosticada-com-autismo-tantos-anos-se-sentindo-isolada-e-exausta.ghtml