No último dia 17 de outubro, em Live no perfil de Instagram da ONDA-Autismo (@ondaautismo), aconteceu o lançamento do E-book Amorescer: florescendo através do amor e sendo transformada pela arte. O reconhecimento na dupla Excepcionalidade. O e-book surgiu como produção do processo terapêutico de Cláudia e Francilene, surpervisionadas pela arteterapeuta Patrícia Winck. Além dos meus textos, extraídos do perfil Autismo Feminino @claudiacoelhodemoraes, também apresenta ilustrações da sua irmã Francilene Vaz.
As temáticas principais do E-book são textos sobre autismo feminino e superdotação. E como através da leitura do mesmo outras mulheres podem reconhecer-se com o mesmo diagnóstico.
O entendimento do diagnóstico, sua aceitação e reconhecimento moveram as duas irmãs em busca de autorreflexão e, também, do desejo de informar sobre a dupla-excepcionalidade. Assim, ajudando outras mulheres que pudessem reconhecer-se, e, também, buscar por um diagnóstico.
O diagnóstico tardio muitas vezes se dá pela falta de profissionais capacitados para reconhecer o autismo e a superdotação femininos. O E-book traz, dentre tantas reflexões, a importância da autoaceitação.
A questão da superdotação para muitos ainda é um assunto desconhecido, repleto de mitos e preconceito.
A distribuição gratuita foi uma das alternativas de promover a conscientização, uma vez que nem todos têm acesso a conteúdos pagos e nem condições de adquirirem livros sobre a temática. O ativismo das irmãs a motivaram, dentre outras coisas, a partir deste E-book e do mesmo diagnóstico de dupla-excepcionalidade, a criarem o perfil @superdotacao_entreirmas. Por ele, esperam que as informações cheguem de forma mais célere às pessoas que estão em dúvida sobre sua condição. Bem como a pais, professores e terapeutas, que buscam através de conteúdos virtuais uma rede de conhecimento para ajudar os seus.
Para entender um pouco mais sobre a dupla-excepcionalidade, baixe o E-book, que está disponível para download, de forma gratuita, no site www.ondaautismo.com.br
Francilene Vaz
Pedagoga