Muitas pessoas podem discordar do que eu vou falar aqui, mas para mim o processo é mais importante do que o resultado obtido com a abordagem A ou a abordagem B. No meu consultório, eu costumo explorar essa vertente, fazendo com que o paciente chegue ao resultado final envolvido no processo como um todo. O maravilhoso disso é que dessa forma, muita vezes, há descobertas de diversos caminhos percorridos por aquele paciente. E nós, terapeutas, pais e cuidadores acabamos nos deparando com revelações que serão muito úteis para a evolução do tratamento. Veja o exemplo no vídeo abaixo.
Compartilhe
Foco no processo
Compartilhe
Roberta Caminha
Psicóloga, Ph.D pela PUC-RJ, com enfoque no estudo e na pesquisa de mestrado e doutorado em Autismo. Certificada em DIR/Floortime nível trainer pelo Profectum Institute. Certificada pelo Positive Discipline Association como educadora de pais, da primeira infância e de sala de aula
Veja todos os meus artigos
Veja também...
No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.
Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …
Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …