18 de junho | Dia Mundial do Orgulho Autista

Compartilhe

Habilitação inclusiva

Compartilhe

O Detran terá pela primeira um posto especialmente desenvolvido para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sala é uma iniciativa entre os órgãos públicos do Rio de Janeiro. O ambiente fica na unidade da Avenida Francisco Bicalho

A sala acomoda as necessidades sensoriais específicas das pessoas com TEA. O objetivo é diminua a ansiedade e permita que as pessoas se preparem melhor para as aulas e os exames teóricos e práticos de direção. Também vai dar mais conforto aos autistas que aguardam para emitir o documento de identidade, sejam crianças ou adultos.

A montagem da sala está sendo feita em colaboração com especialistas em TEA, terapeutas ocupacionais e psicólogos, para garantir que o espaço atenda adequadamente às necessidades dos usuários.

Com iluminação especial, músicas e sons calmantes, além de elementos táteis criados para proporcionar conforto, será um exemplo de inclusão e acessibilidade – num posto já todo adaptado para o atendimento exclusivo às pessoas com deficiência e aos idosos. A ideia é ampliar o projeto para outras regiões do estado.

Fonte: O Globo (https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/05/detran-do-rio-de-janeiro-tera-posto-especial-para-pessoas-com-autismo.ghtml)

Veja também...

O “suporte substancial” no TEA significa que estas pessoas necessitam de uma quantidade considerável de ajuda em suas atividades diárias. Elas podem …

Um diagnóstico de autismo na vida adulta não é um passe imediato para a liberdade. É uma jornada complexa de emoções, reflexões …

Com apoio da Escola do Futuro de Goiás, uma startup em Santo Antônio do Descoberto criou revistas tecnológicas voltadas para o aprendizado …

plugins premium WordPress