20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Hipermobilidade articular

Compartilhe

Dor persistente não deveria ser normalizada.
Uma revisão sistemática recente (2025) reuniu evidências sobre a associação entre o TEA e condições de hipermobilidade articular, incluindo o transtorno do espectro da hipermobilidade (HSD) e a Síndrome de Ehlers-Danlos hipermóvel.

Hipermobilidade é a capacidade de mover as articulações além do seu limite normal, devido à frouxidão dos ligamentos, podendo ser uma característica normal ou um sinal de uma síndrome, como a de Ehlers-Danlos, envolvendo sintomas como dores, fadiga e instabilidade articular, com tratamento focado em fortalecer músculos e melhorar a propriocepção.

Cerca de 28% das pessoas autistas apresentaram hipermobilidade, número que chegou a até 39% quando a avaliação foi clínica estruturada. Esses valores são significativamente superiores aos observados na população geral.

Em mulheres autistas, em especial, as manifestações como dor musculoesquelética difusa, fadiga persistente, enxaquecas, instabilidade articular, lesões recorrentes e alterações autonômicas, podem frequentemente passar despercebidas ou ser “normalizadas” ao longo da vida.

Quando a dor não é devidamente investigada, ela tende a ser rotulada como “ansiedade”, “tensão emocional”, “somatização”. No entanto, em muitos casos, a ansiedade surge como consequência de anos de dor não reconhecida, invalidação do sofrimento e ausência de uma investigação clínica adequada… E não como sua causa principal.

No TEA feminino, o sofrimento é frequentemente internalizado, mascarado por funcionalidade aparente e naturalizado desde cedo. Isso contribui para atrasos diagnósticos e para iatrogenias (ou seja, danos decorrentes de abordagens inadequadas que não enfrentam a origem do problema).

Nem toda dor é exagero. Às vezes, o corpo está falando há muito tempo.

📖Baeza-Velasco, C., Vergne, J., Poli, M., Kalisch, L., & Calati, R. (2025). Autism in the context of joint hypermobility, hypermobility spectrum disorders, and Ehlers-Danlos syndromes: A systematic review and prevalence meta-analyses. Autism, 29(8), 1939–1958.

Veja também...

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

A maioria das pessoas confunde estabelecer limites com punição. Toda criança que possui limites estipulados e pré-combinados pelos seus pais se sente …

Palavrinhas e siglas do autismo e seus significados na vida diárias. Compartilha aí pra ajudar na conscientização,

plugins premium WordPress