Compartilhe

Inclusão em Mesquita

Compartilhe

A Secretaria de Assistência Social de Mesquita, na Baixada Fluminense, aposta em iniciativas ligadas à inclusão social de parcelas da população que muitas vezes enfrentam grandes desafios com a edição de julho da ‘Feira das mães de autistas empreendedoras’. O evento acontece sexta-feira, dia 14, das 9h às 15h, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro. A iniciativa, desenvolvida pela equipe do Espaço Convive, consiste em uma rede de apoio direcionada a mães de mesquitenses com TEA, que, a partir do empreendedorismo, buscam o sustento de suas famílias. Afinal, muitas dessas mães abdicam da carreira para se dedicarem, exclusivamente, aos filhos. É o caso de Carla Cristina, que já trabalhava com venda de cosméticos, mas não tinha lugar fixo para expor seus produtos.

  • – Quando soube da feira, vi a oportunidade de divulgar e ampliar o meu trabalho. Além da chance de estar com essas mães, que têm a mesma luta que eu. Como mães de autista, temos certas limitações. A feira tem sido de extrema importância para mim, principalmente para mostra que existe vida após o diagnóstico – relata a moradora do bairro Edson Passos.

Desde agosto de 2022, a feira é realizada mensalmente em Mesquita. Nela, são instaladas barraquinhas com diferentes produtos, entre eles, alguns de costumização própria. Como artesanatos, brinquedos e jogos sensoriais, além de cosméticos, calçados, bolos e outros doces.
Lúcia Helena, por exemplo, tem três filhos, sendo o caçula diagnosticado com espectro autista.Na feira, ela comercializa salgados e massas. Com o grupo, vem conseguindo vencer um processo grave de depressão. Foi por causa dela, aliás, que surgiu a ideia dessa mobilização.

  • – Confesso que foi bem difícil quando descobri que meu filho tinha autismo. Mas consegui tirar forças para seguir em frente. Foi então que conheci a Andréa (Alves, coordenadora do projeto e também do CRAS Santa Terezinha e do Espaço Convive). Foi, inclusive, depois da nossa conversa que ela teve essa ideia. Está sendo muito bom para mim e, acredito, para as outras mães também. Abre portas e gera esperança – conta emocionada.

Convive com um autista

A feira, na verdade, faz parte do projeto ‘Convive com um Autista’, desenvolvido pelo Espaço Convive. Ali, são realizadas rodas de convers para a troca de experiências e ideias. As reuniões são quinzenais e marcadas, geralmente, pela presença de profissionais relacionados a cada tema abordado. O projeto engloba ainda uma turma de natação pensada especialmente para os moradores do município com autismo. Agora, a equipe quer criar uma ramificação no projeto capaz de alcançar também as escolas. A ideia é levar a conscientização sobre o autismo para os professores e responsáveis.

  • – Lidamos com muitas mulheres que não têm renda fixa ou que cuidam sozinhas dos filhos. Fora isso, é de conhecimento geral que a educação das crianças com autismo é um pouco diferenciada. Nesse proceso, há muitos obstáculos e desafios. Componentes indispensáveis são o amor e a dedicação. Mas somente isso não é eficaz. Precisamos também de atividades e políticas públicas abrangentes para que a realidade mude – afirma Andréa Alves.

Os serviços oferecidos pelo ‘Convive com um Autista’ são destinados a todos, sem retrições.

  • – Não podemos estabelecer limites para a população. No Espaço Convive, também atendemos cidadãos que possuem TDAH e outras questões. Nosso papel é acolher e não afastar – pontua Nara Cristina Lucena, subsecretária de Assistência Social da Prefeitura de Mesquita.

O Espaço Convive fica na Rua Doutor Manoel Duarte, 1426, no bairro Santa Terezinha. O funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Extra

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas. Porém, o …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

plugins premium WordPress