20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Crianças com transtornos do espectro do autismo ainda chegam tarde aos espaços de intervenção, depois que o período mais plástico do cérebro já passou.

Acabei de escrever um artigo que identificou os estudos científicos sobre programas de intervenção em habilidades sociais e de comunicação para bebês e crianças pequenas em periódicos internacionais. Para realizar a revisão, utilizei as bases de dados bibliográficas eletrônicas, tais como: Scopus (n=234), Medline/PubMed (n=88), The Cochrane Library (n=25), Embase (n=124) e ClinicalTrials (n=1).

A revisão demonstrou que programas de intervenção precoce naturalistas para crianças muito pequenas (até 24 meses) com transtorno do espectro autista (TEA) foram eficazes em melhorar o desempenho dos bebês em habilidades sociais e de comunicação. Os contextos naturalísticos, ou seja, onde as interações acontecem e podem ser modeladas, são os cenários ideais para intervenções.

Essas intervenções minimizam ou neutralizam os efeitos do TEA no caminho do desenvolvimento da criança. É nesse sentido que falamos do caráter “modificável” da mediação/interação. Embora os resultados das intervenções clínicas sejam importantes para a compreensão do desenvolvimento de crianças com TEA, eles não são capazes de reproduzir a sistematicidade necessária para que atrasos no comportamento social e na comunicação sejam minimizados. Nesse contexto, há a necessidade de destacar questões que devem ser abordadas em estudos futuros. Este estudo continua inédito. Assim que for publicado, divulgarei aqui na plataforma ColetivaMente.

Veja também...

No dia mundial de conscientização do autismo, comemorado no último dia 2, foi celebrado pelo Governo de São Paulo com a inauguração da …

O III Simpósio sobre Autismo no Campo das Vertentes, dias 26 e 27 deste mês, é um evento acessível e sem fins …

Vitor Fadul, de 29 anos, marido do filósofo e historiador Leandro Karnal, de 62, explicou como o diagnóstico de autismo ajudou a …

plugins premium WordPress