20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Isolamento social do autista

Compartilhe

Hoje eu vou falar sobre o isolamento social da pessoa autista. O retiro não opcional do neurodivergente, a solidão que muitos autistas adultos sentem e que lhes dói quando gostariam de participar de momentos sociais, mas não conseguem porque:

* Não são convidados;
* Sabem que não vai haver adaptação no ambiente;
* Não sabem (ainda) como deveriam se comportar no ambiente social;
* Acham que todos irão reparar neles.

Existe uma grande diferença entre a solitude e a solidão. Na primeira, uma pessoa opta pelo silêncio, pela própria companhia, por espontânea vontade. Na segunda, a pessoa quer fazer parte, mas não consegue, não pode ou tem medo devido a lembranças de experiências e passadas que foram negativas.

Identificar o isolamento social, a causa e o impacto para a pessoa autista, é parte do suporte que devemos oferecer aos autistas jovens e adultos. Muitas vezes, a rigidez cognitiva os leva a deduzir que “o que deu errado sempre vai dar errado”. E não é assim.

Atenção às habilidades sociais é indispensável para o desenvolvimento social de jovens autistas. Assim como o diagnóstico, quanto mais precoce as intervenções sociais, mais bem sucedida a sensação incomparável de pertencimento.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress