Brincar não é só uma ação divertida e que traz alegria para as crianças. É também um direito inalienável, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Este direito é válido para todas as circunstâncias e ocasiões, independentemente de limitações físicas e estado de saúde. O tema é destaque no livro “A Brincadeira da Criança com Autismo: Apontamentos para as Práticas Educativas e Inclusão”, obra que traz uma visão ampla de como adotar práticas inclusivas para este público.
O livro é fruto de uma parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a ArcelorMittal. Organizado pelos professores do Departamento de Educação Física da Ufes, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e Gabriela de Vilhena Muraca, tem versão impressa e online.
A obra reforça como a universidade está alinhada com a temática inclusiva, como celebra o reitor Paulo Vargas. “A inclusão e a acessibilidade são temas muito caros para a Ufes, tanto em nível institucional quanto acadêmico, e o livro, organizado pelo professor José Francisco Chicon, é um exemplo desse compromisso. É importante também salientar que, quando essa pauta da inclusão alcança a sociedade, damos um passo maior em direção a uma sociedade mais justa e provedora de oportunidades. Dessa forma, celebramos também a parceria que por meio dessa publicação fazemos com a ArcelorMittal, como mais um fruto de uma relação profícua e importante para ambas as instituições”, afirma.
O projeto conta com o patrocínio da ArcelorMittal e torna-se um recurso para as famílias que têm filhos com autismo. Os oito capítulos do livro são resultado de pesquisas realizadas com os beneficiários do projeto “Práticas Corporais de Atenção e Cuidado em Saúde para Pessoas com Deficiência e seus Familiares”, uma parceria do Programa InterAção da ArcelorMittal Tubarão.
Compromisso
“Iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com a comunidade, já que a educação inclusiva é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da nossa sociedade. Apoiar este livro viabiliza que esta ferramenta possa chegar a cada mais pessoas levando informação de forma lúdica e praticando a inclusão”, disse o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Bernardo Enne.
A publicação também contribui para o avanço da ciência no campo da Educação Física, pois fornece recursos essenciais para professores que atendem a pessoas com deficiência e autismo nos ambientes educacionais.
Em seus capítulos, o livro traz a visão das crianças com autismo, suas expressões corporais nas brincadeiras, orientações pedagógicas para pais e educadores, além de atividades lúdicas para serem aplicadas. Para adquirir o e-book gratuito, acesse: https://inclui.org/2023/10/11/a-brincadeira-da-crianca-com-autismo-apontamentos-para-as-praticas-educativas-e-inclusao/
FONTE: https://www.simnoticias.com.br/livro-destaca-importancia-da-brincadeira-e-inclusao-das-criancas-com-autismo/