Se você é um adulto autista e, principalmente, se recebeu recentemente o seu diagnóstico, provavelmente ouve ou já ouviu essas frases em algum momento de sua vida:
“Você está cada dia mais autista”.
“Agora que descobriu sobre o autismo, tudo é autismo”.
“Você fala, tem certeza que você é autista?”
“Você não tem cara de autista”
Todas essas frases são fruto de ignorância e claramente de mitos criados a respeito do que seja o transtorno do espectro autista. Mas afinal como amenizar ou mudar esses mitos?
Você pode brevemente informar a respeito do autismo ou até mesmo sugerir indicação de vídeos e textos de profissionais confiáveis que abordam o tema. Sabemos o quão redundante é falar sobre essas orientações e até mesmo falar sobre o combate ao preconceito advindo da ignorância, porém, precisamos pensar: “se não nós, quem será?”. É a comunidade autista que irá fazer esse papel de informar e educar a sociedade, pois infelizmente ainda há uma parcela da sociedade ignorante, que muitas vezes nunca ouviu falar sobre o tema.
Lembre-se: você não é obrigado a nada, mas conscientizar é nosso dever enquanto cidadãos, e temos o direito de exigir igualdade. E para isso é necessário conhecimento e paciência.