É muito comum ouvirmos que o autista não tem empatia, sentimentos e, muitas vezes, é chamado de psicopata pelo senso comum. É um mito que circula por aí que o autista não tem sentimento e é frio. Isso não é verdade.
O que acontece, muitas vezes, é que quem tem TEA não consegue interpretar as expressões dos outros e o que elas querem dizer. Não significa que eles não sentem, não se importam.
Acontece, também, em muitas situações, que o autista até consegue compreender, mas não se expressa da maneira adequada, numa entonação adequada. E, também, acontece do hiperfoco do autismo não permitir ter toda a atenção no outro. Justamente por isso temos terapias, equipe multidisciplinar que vai trabalhar com questões sociais.
Confira mais no vídeo abaixo:
Compartilhe
Mitos sobre o comportamento
Compartilhe
Rebeca Collyer
Psicóloga com ênfase na educação, graduada pela PUC Minas (Poços de Caldas), especialista em Transtorno do Espectro Autista e em Neurociência pela Uninter, pós-graduanda em ABA pelo Child Behavior Institute of Miami, com experiência na área de inclusão e educação inclusiva. Proprietária da Clínica Collyer Autismo, em Pouso Alegre (MG)
Veja todos os meus artigos
Veja também...
Porque muitos duvidaram que ela conseguiria estar na própria colação de grau, pois se esqueceram que: ela adora música, adora a escola, …
E hoje recebo essa obra tão significativa, que conta a história de uma maneira poética e encantadora, abordando o mutismo seletivo, em …
Eu vou a clínicas, palestro gratuitamente em locais públicos, às vezes me seguro para não chorar em público quando vejo a situação …