É muito comum ouvirmos que o autista não tem empatia, sentimentos e, muitas vezes, é chamado de psicopata pelo senso comum. É um mito que circula por aí que o autista não tem sentimento e é frio. Isso não é verdade.
O que acontece, muitas vezes, é que quem tem TEA não consegue interpretar as expressões dos outros e o que elas querem dizer. Não significa que eles não sentem, não se importam.
Acontece, também, em muitas situações, que o autista até consegue compreender, mas não se expressa da maneira adequada, numa entonação adequada. E, também, acontece do hiperfoco do autismo não permitir ter toda a atenção no outro. Justamente por isso temos terapias, equipe multidisciplinar que vai trabalhar com questões sociais.
Confira mais no vídeo abaixo:
Compartilhe

Mitos sobre o comportamento
Compartilhe
Rebeca Collyer
Psicóloga com ênfase na educação, graduada pela PUC Minas (Poços de Caldas), especialista em Transtorno do Espectro Autista e em Neurociência pela Uninter, pós-graduanda em ABA pelo Child Behavior Institute of Miami, com experiência na área de inclusão e educação inclusiva. Proprietária da Clínica Collyer Autismo, em Pouso Alegre (MG)
Veja todos os meus artigos
Veja também...
A percepção do tempo no autismo pode ser distinta da forma como a maioria das pessoas a vivencia. Para alguns indivíduos no …
Às vezes, ficamos tão preocupados em pagar rios de dinheiro em terapias, que esquecemos de fazer o básico por eles. A família …
Nossa família decidiu, desde o início, que o diagnóstico do Edinho não iria atrapalhar o amor que sentíamos por ele. Por amor, …