20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Não existe autismo leve

Compartilhe

Quando li essa frase do artista David Downes eu automaticamente pensei em mim.

Nós, autistas nível 1 de suporte, altas habilidades, superdotação e super “funcional” conseguimos fazer tudo, porém, não conseguimos manter quase nada.

Então é claramente e óbvio que não existe o termo LEVE pra ninguém.

Quando a frase citada fala que a minha condição me deu visibilidade, condições de pagar meus boletos e viver sozinho fazendo tudo que eu faço sem depender de ninguém vem também a outra questão: eu consigo tudo mas também não consigo nada.

Nós ficaremos velhos, ficaremos idosos, precisaremos de ajuda como todos os avós e avôs e aí que está.

Muitos de nós não consegue manter amigos, amores, famílias, casamento e socialmente somos o caos.

Se não conseguimos nos manter em um relacionamento, não teremos filhos, afastamos todos e ficaremos sozinhos.

Esse pensamento traz uma angústia de como será o futuro de uma pessoa autista, idosa e sozinha.

No meu caso, não tenho pai, se minha mãe morrer terei minha irmã, porém, ela tem a família dela e ficará idosa também e as filhas delas tomarão conta dela. (É só um exemplo pra pensarmos).

Nós, autistas nível 1, que a sociedade acha que nossa condição é LEVE, não teremos suporte da sociedade para esse AUTISTA LEVE sobreviver à falta de dinheiro, à solidão, à saúde debilitada, comorbidades, abandono por conta de não conseguir “conquistar” um círculo social que a mantém de pé… Tudo porque somos MUITO NORMAIS PARA SER AUTISTAS E MUITO DIFERENTES PARA SER NORMAIS.

Então temos que educar a sociedade, os políticos, os vizinhos, os amores e todos que convivem ou não com pessoas autistas.

Criticar é fácil, mas amar o próximo é difícil!

Vamos pensar! 

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress