Compartilhe

Compartilhe

O primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade do Rio foi inaugurado pela prefeitura no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, no Maracanã, Zona Norte, na última quarta-feira. O local é voltado para pessoas de até 18 anos com autismo. A unidade receberá pacientes com suspeita ou confirmação do transtorno.

O novo serviço propõe um projeto individualizado para cada paciente, com ofertas de especialidades como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia. O espaço tem uma sala sensorial com equipamentos, incluindo uma tirolesa e parede para escalada, uma sala de interação coletiva para atividades em grupos, uma sala do ‘aconchego’, com poucos estímulos para as crianças se recomporem em caso de agitação e consultórios multiprofissionais.

A unidade poderá realizar até 150 atendimentos por semana, sendo destinado a pacientes previamente rastreados na rede de Atenção Primária.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser avaliado em uma clínica da família ou centro municipal de saúde, onde passará pelos testes diagnósticos. Caso receba indicação para o serviço especializado, o paciente será encaminhado pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

“Esse é um centro que vai cuidar das pessoas com transtorno do espectro autista e também vai dar apoio aos familiares desses pacientes. As famílias terão aqui todo o suporte necessário para entender melhor como lidar com o autismo”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

FONTE: https://odia.ig.com.br/miguel-pereira/2024/02/6786878-espaco-azul-teacolhe-ganha-o-apoio-do-senador-romario.html

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Ei, pessoal! Vamos falar sério por um minuto? Você, adulto, acha que seria eficaz se sua sessão de terapia durasse apenas 20 …

Primeiramente, vamos entender o que é o BPC/LOAS. BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial pago pelo …

plugins premium WordPress