Você sabia que ações do dia a dia como escrever, recortar, escovar os dentes, amarrar os sapatos, fechar botões, usar talheres e abrir garrafas exigem que a criança tenha uma boa praxia fina?
E é exatamente por isso que essa é uma das maiores demandas das famílias ao procurarem atendimentos em psicomotricidade!
O que essas famílias não sabem (e talvez você também ainda não) é que a praxia fina está no topo do desenvolvimento psicomotor!
Sem uma boa base em todos os outros aspectos psicomotores, muito dificilmente a criança terá sucesso nas demandas que exigem maior destreza!
Por isso, na maioria dos casos, apesar da dificuldade aparecer nos movimentos mais refinados, a raiz do problema está na base do desenvolvimento psicomotor( tônus, equilíbrio, lateralidade e noção do corpo).
E são esses elementos de base que precisam ser estimulados, antes de se iniciar os estímulos voltados para a praxia fina!
Entender e respeitar a ordem desse processo facilita o aprendizado e evita que a criança crie resistência devido ao excesso de frustração com esse tipo de demanda, já que ainda não está preparado para lidar com elas!
Gostou dessas informações? Salve para não esquecer e compartilhe com outras famílias!!