20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O neuropediatra Paulo Liberalesso escreveu o interessante texto abaixo nas duas redes sociais. Achamos que vale uma profunda reflexão acerca do tema.

“Dados publicados há mais de um década já apontavam que o custo global estimado do autismo já ultrapassa US$ 1 trilhão por ano (esse número inclui custos diretos com tratamento, educação e apoio, bem como perdas de produtividade e carga familiar). E, projeções econômicas sérias, indicam que, sem ações eficazes, esses custos podem atingir US$ 4 trilhões até 2030.

Nos Estados Unidos, cada família de uma criança autista gasta, em média, entre 60 mil e 80 mil dólares por ano com terapias, consultas, transporte e educação.

Já em países com BEM MENOS SUPORTE DO ESTADO, como o Brasil, os gastos recaem quase inteiramente sobre os PAIS, gerando endividamentos, abandono de empregos e sofrimento psíquico.

A falta de regulação eficaz contribui para que práticas ineficazes ou exploratórias se disseminem, agravando o impacto econômico e social. NESSE CONTEXTO TEMOS AFIRMADO SOBRE A NECESSIDADE DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ANALISTA DO COMPORTAMENTO NO BRASIL.

A conversão do autismo em commodity traz sérias implicações econômicas e sociais:

1) Diagnósticos inflacionados: crianças e adultos com dificuldades comuns ou quadros mal compreendidos recebem laudos de TEA.

2) Desigualdade de acesso: enquanto famílias com recursos têm acesso múltiplas intervenções (em quantidade e qualidade adequadas), a maioria das crianças autistas no Brasil permanece sem nenhum atendimento.

3) Esgotamento das famílias: pressionadas pelo “marketing terapêutico”, muitas famílias se submetem a tratamentos caros e exaustivos e CIENTIFICAMENTE INEFICAZES, acreditando serem obrigatórios para o progresso da criança.

4) Substituição de políticas públicas por serviços privatizados, com terceirização da responsabilidade do ESTADO BRASILEIRO para o setor privado, sem garantias de qualidade.

Por fim… por mais duros que esses temas sejam, nós, enquanto sociedade, precisamos discuti-los URGENTEMENTE!”

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress