Compartilhe

O efeito da equoterapia

Compartilhe

A equoterapia é uma atividade com cavalos que ajuda no tratamento de vários transtornos e doenças. Em Goiânia, a unidade de saúde Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo realiza esse trabalho há mais de 20 anos. Produzindo ótimos resultados na vida daqueles que tanto necessitam.

A família de Gleyciane dos Santos é uma das tantas assistidas pela instituição. Sua filha Louise Santos, de apenas 4 anos, foi diagnosticada com o transtorno do espectro do autismo. Com o resultado, a mãe foi atrás de uma solução e encontrou um meio de modificar a realidade da filha. “No primeiro momento foi um choque, depois foi o início de uma nova história da minha filha”, conta Gleyciane.

Com pouco tempo de tratamento, a mãe conta que o desenvolvimento de Louise é visível. “Ela passou a ter mais autonomia, é mais decidida, com mais contato, pede as coisas e também diz não no momento certo. Ela mudou muito, e para melhor, desde que começou na equoterapia”, explica a mãe que fica emocionada com as conquistas da filha.

Atendimento pelo SUS

Todo o atendimento recebido na unidade é por meio do Sistema Único de Saúde. Além da equoterapia, a pequena Louise realiza outras atividades que contribuem para o seu desenvolvimento. O trabalho realizado no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação é pioneiro em Goiás, com mais 200 mil atendimentos realizados em duas décadas e mais de 51 mil pessoas em tratamento na instituição.

Hoje, além da Louise, outros 160 pacientes recebem tratamento mensalmente, entre adultos e crianças com os mais diversos diagnósticos. Para a supervisora multiprofissional da instituição, Karla Campos, o trabalho de equoterapia tem-se mostrado muito eficiente a todos aqueles que necessitam. “A atividade promove uma melhora na coordenação motora, melhorando o físico e emocional”, explica a profissional. As sessões de equoterapia podem ser realizadas individualmente ou em grupo com orientação e acompanhamento de profissionais aptos para a atividade.

Todo o trabalho desenvolvido na unidade de saúde vai ao encontro dos ensinamentos cristãos. Proporcionando qualidade de vida àqueles que necessitam. Assim também é o trabalho dos Missionários Redentoristas, que atuam em prol dos mais vulneráveis e propagam a palavra de Deus até os confins da terra.

FONTE: https://www.paieterno.com.br/2024/01/12/beneficios-da-equoterapia-para-pessoas-com-autismo/

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress