20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

O histórico da família

Compartilhe

Nas minhas muitas viagens para conferências de autismo, tenho encontrado famílias com desordem afetiva no seu histórico. A relação entre desordem afetiva e autismo é também mencionada na literatura (Gillberg & Schaumann, 1981). O histórico familiar de pessoas autistas pouco comprometidas costuma conter ansiedade ou pânico, depressão, dons ou grandes habilidades em certas áreas, alergia a certos alimentos e determinados tipos de desordem no aprendizado. Em muitas das famílias que eu entrevistei, a desordem nunca havia sido formalmente diagnosticada, porém um questionário cuidadoso era revelador.” (Temple Grandin, UMA VISÃO INTERIOR DO AUTISMO)

Escola e família devem sempre caminhar juntas, são instituições de base na formação do homem em sua integralidade. 

Para alunos com deficiência, as relações escola/família devem se estreitar tanto quanto possível. Em autismo, por exemplo, pedimos individualização, educar a cada um é um processo cujas demandas e estratégias educativas e cujos objetivos exigem o conhecimento do sujeito e respeito às suas especificidades. 

O conhecimento sobre o entorno do aluno, das suas relações familiares, de como se dá essa interação também sobre o histórico familiar relativo à saúde mental, esclarece e promove intervenções educativas mais pontuais. Importante salientar: sem invadir a privacidade familiar, e com amorosidade.

O professor que deseja obter sucesso na educação de pessoas autistas, deve agir como um bom detetive, conhecer a fundo o foco de sua pesquisa, e isso deve se basear em três pontos principais:

1- conhecimento do transtorno e domínio de técnicas, 

2- conhecimento do aluno e sua família

3- avaliações precisas.

Voltando à Dra Grandin (autista), ela cita como fatores decisivos para o seu sucesso na vida:  sua mãe e ter tido bons professores. Aí vemos uma bela definição de nossa importância!

Referência: https://cdifloortime.com.br/temple-grandin/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress