20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O neuropediatra Paulo Liberalesso postou o texto abaixo em seu Instagram, e por achar que ele pode ajudar muitas pessoas a entenderem as minúcias do nível 2 de suporte do autismo, replicamos aqui:

“Pessoas no autismo nível 2 apresentam dificuldades SIGNIFICATIVAS na comunicação verbal e não verbal. Não se trata de uma “dificuldade de manter um diálogo”. Se trata de uma SIGNIFICATIVA e CONSTANTE dificuldade para se comunicar.

Muitas vezes, essas pessoas têm um vocabulário MUITO limitado, que leva a uma IMPOSSIBILIDADE de manter diálogos, interpretar expressões faciais, tom de voz e gestos. Inclusive, parte das pessoas autistas nível 2 pode depender de dispositivos de comunicação alternativa/aumentativa (CAA).

Mesmo com esse suporte, a interação social é significativamente limitada e marcada por dificuldades em compreender normas sociais e manter relacionamentos.

No nível 2 de suporte, os comportamentos repetitivos e interesses restritos são muito marcantes e geralmente interferem nas atividades no dia a dia. A rigidez cognitiva e a resistência a mudanças são características muito comuns e tornam MUITO difícil a adaptação a novos ambientes, novas rotinas e a imprevistos.

No nível 2 de suporte, muitas pessoas apresentam comportamentos disruptivos que podem ser caracterizados por agressividade ou autoflagelação. Além disso, uma parcela significativa das pessoas autistas nível 2 de suporte tem rebaixamento intelectual ou deficiência intelectual.

A dependência de cuidados por parte de familiares ou cuidadores é uma realidade frequente para muitas pessoas nível 2, podendo precisar de suporte para atividades básicas, como higiene pessoal, alimentação, organização da rotina e participação em atividades sociais.

Pessoas no nível 2 podem ter dificuldades para compreender perigos, aumentando a necessidade de supervisão constante.

Pessoal, o transtorno do espectro autista é uma condição neurológica muito grave. Seu diagnóstico não pode ser banalizado. O nível 2 de suporte traz uma quantidade já MUITO grande de prejuízos e necessidade de apoio.

Nós não estamos falando, geralmente, de pessoas que serão facilmente inseridas na sociedade, no mercado de trabalho, nas escolas ou universidades e nem em relações matrimoniais. Isso é possível? Sim! Totalmente! Mas é fruto de um trabalho contínuo de adaptações.

ESSE É O AUTISMO NÍVEL 2 DE SUPORTE…”

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress