Compartilhe

Compartilhe

A melatonina tem vários benefícios fora o motivo principal pelo qual a ingerimos: pegar no sono. No entanto, alguns pais dos autistas não veem resultado, ou seja, a melatonina não faz efeito.

Nesse caso, quero dar uma dica do ponto de vista COMPORTAMENTAL.
Experimente fazer uma rotina (visual) do sono para o autista.
Descreva, passo a passo, o que vai acontecer, de preferência, com auxílio de imagens.
Exemplo:
19:30 – escovar os dentes
19:35 – fazer xixi
19:40 – colocar o pijama
19:45 – deitar-se na cama
19:50 – ler uma historinha
19:55 – dar beijinho de boa noite. Fechar os olhinhos para dormir.

AGORA VEM O MAIS IMPORTANTE:

Diga ao autista, ao dar boa noite, que você vai voltar pela manhã. Que o dia vai ficar claro, que tudo vai recomeçar. No sentido de que ele entenda que ele vai DORMIR e ACORDAR.
Não pressuponha que ele saiba disso! Muitos acham que cada noite é um “perigo”.
Ele toma a Melatonina, mas sem a certeza de que ele vai despertar, a ansiedade vence do sono.

Muitos autistas têm muitos medos e inseguranças que vêm à tona na noite. Nem todos sabem expressar o medo. Este pode vir em forma de insônia.

Funciona com alguns autistas resistentes à melatonina. Use a melatonina e técnicas de comportamento. Pergunte ao terapeuta por mais soluções.

Boa sorte!

Veja também...

A influenciadora digital Giovanna Cariry está sendo reconhecida pelo seu trabalho na categoria de Diversidade e Inclusão no prestigiado prêmio iBest. Conhecida …

A Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Natal (BANT), promoveu, nesta segunda-feira (29/04), para o efetivo, familiares e convidados …

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem TEA, Transtorno do Espectro Autista, também …

plugins premium WordPress