“Fá”: esta é a nota musical que guia as viagens de metrô de Daniel Cardoso, de 11 anos, e de sua mãe, Hendrienny Cardoso. O garoto, que tem o ouvido absoluto – escuta música em ruídos e sons do dia a dia – explica que só entra em um vagão se a nota for “Fá”.
Daniel tem autismo e é cego. Na última quarta-feira (11), o menino ganhou um presente antecipado de Dia das Crianças: conhecer o interior da cabine do piloto do Metrô do Distrito Federal.
Depois que Hendrienny publicou um vídeo em suas redes sociais sobre a paixão do filho pelos sons do metrô, Daniel foi convidado para conhecer a cabine do trem. Ele apertou a buzina e explicou que os sons que saem são o “Fá” e o “Sol sustenido”. Depois, anunciou a próxima estação de desembarque.
O menino conheceu a cabine de um vagão que estava sendo recolhido, sem passageiros. O sistema automatizado e a ajuda dos pilotos permitiu que ele tivesse o sonhado presente com toda a segurança.
Daniel é deficiente visual por conta de uma doença degenerativa hereditária na retina, chamada amaurose congênita de Leber (LCA). Aos 3 anos, o menino foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista (TEA). Mas Hendrienny Cardoso, mãe de Daniel, percebeu o talento do filho para a música.
A nota “Fá”, para ela, representa felicidade de saber que o filho se conecta com o mundo de uma forma tão bela. “É alegria, paz e satisfação de ele ter esse encontro musical com tudo o que cerca ele”, diz.
FONTE: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/10/11/apaixonado-pelos-sons-do-metro-menino-com-autismo-ganha-de-presente-de-dia-das-criancas-uma-viagem-na-cabine-do-piloto-em-brasilia.ghtml