20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Olho vivo nos sinais

Compartilhe

O psiquiatra Caio Abujadi, especialista em transtorno do espectro do autismo (TEA), TDAH e psiquiatria da adolescência e infância, compartilha dez dicas essenciais para identificar sinais de autismo na adolescência.

Reconhecer esses sinais pode ser crucial para que adolescentes autistas recebam o suporte necessário e entendam melhor suas próprias experiências.

Caio Abujadi é sócio-fundador e atual presidente da Associação Caminho Azul. Ele possui experiência no tratamento de transtornos do desenvolvimento, com ênfase no autismo e no transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

As dicas que ajudam na identificação

1.⁠ ⁠Dificuldades de comunicação social: Observe se o adolescente tem dificuldades em iniciar e manter conversas, interpretar linguagem corporal ou expressões faciais, inadequação do comportamento, problemas para se manter congruente ao que está ocorrendo (pensar no mesmo contexto).

2.⁠ ⁠Interesses restritos e intensos: Fique atento a interesses profundos e focados em áreas específicas, que muitas vezes dominam o tempo e a atenção do adolescente. Troca de assunto sempre para um campo do seu interesse.

3.⁠ ⁠Dificuldade em fazer e manter amizades: Note se o adolescente tem dificuldades em criar e manter relacionamentos sociais, preferindo atividades solitárias. Quando faz amizades, faz poucas e fica muito apegado aos amigos.

4.⁠ ⁠Comportamentos repetitivos: Identifique comportamentos repetitivos, como movimentos estereotipados, organização excessiva de objetos ou insistência em rotinas específicas. Faz atividades da mesma forma e com pouca flexibilidade.

5.⁠ ⁠Sensibilidade sensorial: Perceba reações intensas a estímulos sensoriais, como aversão a certos sons, luzes, texturas ou cheiros. Pode ter habilidades perceptivas também – habilidades com sons, cheiros, olfato.

6.⁠ ⁠Problemas de empatia: Observe se o adolescente tem dificuldades em compreender e responder às emoções dos outros, o que pode afetar suas interações sociais. Pode fazer empatia exagerada e ter excesso de estímulos perceptivos sociais que incomodam e geram muita ansiedade social.

7.⁠ ⁠Resistência a mudanças: Verifique se o adolescente apresenta resistência a mudanças na rotina ou no ambiente, demonstrando ansiedade ou irritação com alterações inesperadas.

8.⁠ ⁠Dificuldade na compreensão de normas sociais: Note se o adolescente tem dificuldades em entender regras sociais implícitas, como comportamento adequado em diferentes contextos. Abstrações de contextos mais complexos podem ser também mal interpretados.

9.⁠ ⁠Problemas com habilidades motoras: Identifique dificuldades em habilidades motoras finas e grossas, como escrever, praticar esportes ou coordenação motora geral.

10.⁠ ⁠Compulsões por recompensas baseadas em seus interesses: Precisa ter aquilo que gosta de forma compulsiva para sentir alívio e tranquilidade.

FONTE: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/10-dicas-para-identificar-sinais-de-autismo-na-adolescencia,80eda38db40b8bbccfe179ac70a448f4sh5fpo5m.html

Veja também...

O Brasil conta atualmente com cerca de dois milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para muitas dessas pessoas, …

O Governo do Tocantins sancionou a Lei 4.461, que institui a Política Estadual de Acompanhamento Pré-Natal e Pós-Parto para gestantes com Transtorno …

Como terapeutas, sabemos que criar um ambiente leve e acolhedor é fundamental para o desenvolvimento da criança. Mas você sabia que podemos …

plugins premium WordPress