20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O jornal Correio Braziliense publicou, no último dia 6, uma reportagem sobre a relação de autistas com as artes, como a literatura, música e escultura. Um dos entrevistados foi Nícolas Xavier da Silva, de 17 anos, que é escritor e autor do livro “Astro guardiões: a busca das dez fontes”. Nícolas começou a escrever aos 10 anos e encontrou na literatura uma forma de terapia eficaz.

A reportagem também traz a história de Karoline Queiroz Rocha Moura, de 28 anos, que é artesã e descobriu o diagnóstico de autismo há dois anos. Karoline faz amigurumis de crochê e usa a arte para regular emoções e se comunicar. “Tenho dificuldade em expressar meus sentimentos e falar às pessoas o que elas significam para mim. É produzindo esculturas que consigo me expressar. Se estou numa fase depressiva, praticamente não faço arte, e isso me deixa muito introspectiva”, contou.

Outros entrevistados foram Lorenzo Barreto Graça Gomes, de 21 anos, que é multi-instrumentista e protagonista do documentário Meu amigo Lorenzo, e integrantes da banda Timeout, que é composta por músicos autistas, incluindo Nina Pinheiro de Almeida (tecladista e vocalista) e João Gabriel Melo (vocalista).

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/autistas-contam-experiencias-com-producoes-artisticas/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress