Compartilhe

Compartilhe

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro promove um seminário sobre o Autismo. O evento faz parte da campanha Abril Azul, mês dedicado à conscientização do TEA.

– Essa é uma realidade que precisamos conhecer, sendo um tema urgente para a nossa sociedade. Precisamos cada vez mais estabelecer essa relação de informação e conhecimento entre a população e o estado e fazer com que as pessoas com autismo sejam cada vez mais incluídas e tenham visibilidade – explica o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, deputado Fred Pacheco.

Com palestras e depoimentos sobre o tema, o evento terá a participação da primeira-dama do estado, Analine Castro, Regina Passos, desembargadora e presidente da comissão de acessibilidade e inclusão do TJRJ (COMAI), Dra. Cristina Rêgo, promotora de justiça, Dra. Marina Magalhães, coordenadora do NUPED/DP, Dr. Geraldo Nogueira, Diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Luiz Octavio Martins, da Comissão dos Direitos dos Autistas e seus familiares e Guilherme Bussinger, subsecretário da Subsecretaria de Cuidados Especiais.

De acordo com a pesquisa realizada pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), nos Estados Unidos, divulgada em 2023 com dados de 2019 e 2020, há um aumento nos diagnósticos de autismo na América. Ou seja, 1 autista a cada 36 crianças. Essas mudanças podem refletir uma melhor triagem, diagnóstico, conscientização e mais acesso a serviços.

Por essa razão, a realização de eventos como esse é de suma importância para que a população tenha mais acesso à informação e que os rótulos aos quais os autistas estão inseridos sejam questionados, além de nos possibilitar traçar planos e rotas que possam melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Ei, pessoal! Vamos falar sério por um minuto? Você, adulto, acha que seria eficaz se sua sessão de terapia durasse apenas 20 …

Primeiramente, vamos entender o que é o BPC/LOAS. BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial pago pelo …

plugins premium WordPress