Compartilhe

Podcast sobre procrastinação

Compartilhe

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou na sexta-feira passada o seu 259º episódio, chamado “Procrastinação”. O conteúdo reúne Thaís Mösken, Michael Ulian e Paulo Alarcón, que são autistas e membros fixos do programa, com o objetivo de discutir os efeitos da procrastinação entre autistas.

Paulo Alarcón relacionou a procrastinação com a autocrítica excessiva e o perfeccionismo que alguns autistas podem ter. “A procrastinação vem também muito por conta de um sentimento de perfeccionismo que a pessoa também busca fazer a coisa ou alguma atividade de forma perfeita e adia a atividade até não poder ser mais adiada e ter que fazer meia boca”, argumentou.

Já Thaís Mösken defendeu que a procrastinação pode ser uma consequência de uma atividade pouco prazerosa ou difícil. “Quando eu estava no estágio, uma das tarefas que atribuíram para mim era ter que ligar para várias empresas para fazer pedir orçamento de materiais de construção. E a ideia era que eu fizesse umas 20 ligações por dia. Eu conseguia fazer três com muito sofrimento. E no final eu só não percebia que era uma tarefa para a qual eu não era adequada, me fazia sofrer, e se eu tivesse que trabalhar com aquilo eu sofreria todos os dias”, refletiu.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Trio gravando

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023 e “Procrastinação” é o penúltimo da série, que tem um total de 11 episódios. O jornalista Tiago Abreu, que dirige o programa, contou sobre bastidores do episódio. “Não lembro exatamente quem sugeriu o assunto, mas lembro que estava na nossa lista desde 2018. Foi o tema mais postergado do podcast. Eu queria que a formação fosse os três pelo vínculo que já possuem e pela leveza das conversas. O Paulo teve alguns problemas pessoais durante o período e a gravação foi adiada três vezes, mas disse a eles que não abriria mão que fosse o trio gravando”, contou.

Procrastinação, assim como os anteriores, também contou com um design elaborado por Vinicios Lima. “Vinicios e eu fizemos uma viagem para Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, em 2022. Nessa fase de despedida, quis algumas paródias de capas de álbuns, e uma banda que já fizemos menção várias vezes em outros episódios é o Trazendo a Arca. Então a ideia seria uma versão de Entre a Fé e a Razão, de 2010, que trabalha um cenário meio sombrio de praia. Acho que foi um ótimo resultado”, concluiu.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/podcast/autistas-relatam-efeitos-da-procrastinacao-em-podcast/

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas. Porém, o …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

plugins premium WordPress