20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Por dentro dos direitos

Compartilhe

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é reconhecido como uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, impactando a comunicação, a interação social e o comportamento.

No Brasil, desde a instituição daLei 12.764 em 2012, estabeleceu-se a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. Estes direitos abrangem diversas áreas, incluindo trabalho, transporte, educação e Imposto de Renda, entre outros. Abaixo, destacamos alguns desses direitos essenciais:

Previdência
No que diz respeito à previdência, as pessoas com autismo têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido como LOAS, desde que comprove a condição de TEA por meio de relatório médico e perícia médica do INSS, além de demonstrar a condição de miserabilidade.

O benefício pode ser solicitado administrativamente, por meio do próprio INSS via telefone 135 ou pelo portal do INSSe em caso de pedido negado, pode se requerer o mesmo judicialmente.

Imposto de Renda
As despesas médicas, educacionais e de saúde relacionadas à condição podem ser deduzidas do contribuinte, colaborando para o alívio financeiro das famílias.

Além disso, caso o portador de TEA seja o declarante ou dependente, a restituição entrará na fila preferencial e o cidadão receberá antes dos outros contribuintes.

Educação
Conforme a legislação vigente, as pessoas com TEA têm o direito à educação inclusiva, sendo vedada a negativa de matrícula.

Além disso, as escolas devem oferecer um Plano de Ensino Individualizado (PEI) para os alunos com espectro autista, garantindo um atendimento educacional especializado (AEE) quando necessário. A presença de um acompanhante escolar especializado é assegurada, sendo incumbência da escola providenciar esse profissional, sem ônus para a família da criança.

Transporte
O transporte é um direito fundamental para as pessoas com espectro autista. Tendo direito a gratuidade em viagens de ônibus, barco ou trem.

Outro direito importante é o desconto em passagens aéreas,para acompanhantes, garantido assistência durante o voo. O acompanhante tem direito a um desconto de 80% no custo da passagem.

Além disso, é garantido o direito a desconto na compra de veículos e isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mediante os procedimentos administrativos junto ao Detran e à Secretaria da Fazenda.

Mercado de Trabalho
As empresas devem cumprir a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, reservando uma porcentagem de vagas para contratação de pessoas com TEA.

Além disso, os servidores públicos têm o direito à redução da jornada de trabalho, sem diminuição na remuneração, para cuidar de filhos com deficiência, incluindo aqueles dentro do espectro autista.

Saúde
Por fim, mas não menos importante, a legislação garante atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com espectro autista, incluindo acesso a medicamentos, terapias e atendimento multiprofissional.

É importante destacar que de acordo com o Manual Dos Direitos Pessoa com Autismo disponibilizado pela prefeitura do estado de São Paulo em 2021, o tratamento de saúde deve acontecer mesmo que o diagnóstico definitivo ainda não tenha sido estabelecido.

Ou seja, planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a fornecer esses serviços, mesmo na ausência de um diagnóstico definitivo.

Fonte: Estadão (https://einvestidor.estadao.com.br/radar-einvestidor/espectro-autista-beneficios-direitos-inss-descontos-passagens/)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress