20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Por mais independência dos filhos

Compartilhe

Ver os nossos filhos com TEA conquistarem autonomia é um presente que construímos todos os dias, com paciência, estratégia e muito amor.

No dia a dia com os meus filhos, busco que cada tarefa seja um passo rumo à independência. E tudo isso começa com a construção de um vínculo de confiança, onde a empatia e a consistência criam um ambiente seguro para o aprendizado.

Mas como fazer isso? Com intenção e coração:

a) Dando voz aos desejos: ensinando formas claras de comunicação (palavras, gestos, CAA). Pois quando eles podem pedir, ganham confiança e autonomia.

b) Celebrando cada avanço: a autonomia nasce nas pequenas vitórias. Foque em habilidades funcionais (o que faz diferença no dia a dia) e celebre cada progresso com entusiasmo.

c) Aprendendo com o inesperado: ensinando a tolerar frustrações e mudanças de rotina gradualmente. Isso desenvolve confiança e flexibilidade para explorar o mundo.

d) Acolhendo as emoções: ajudando a nomear e entender as emoções, auxiliando em estratégias que o façam se acalmar diante de situações que gerem desconforto. Assim, a criança ganha controle e liberdade para viver plenamente.

É um caminho de dedicação, mas cada conquista é uma alegria sem tamanho!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress