Compartilhe

Compartilhe

De repente, o diagnóstico. Você é autista. A vida toda se sentindo esgotado, sempre acusado de alguma coisa: não querer, não fazer, não fazer direito.

POR QUE OS AUTISTAS CAMUFLAM SEUS AUTISMOS?

Autistas nível 1, os com pouca necessidade de suporte na autonomia e aprendizado, aprenderam a camuflar seu comportamento por sobrevivência social. Se eu falar isso, vão rir de mim; se eu fizer aquilo, vão me excluir.

Imitação se tornou um hábito ao ponto de não saberem mais do que gostam, mas escolhendo sempre o que o seu círculo aprova e incorporando como preferência sua, também.

Chega o dia que a máscara cai. Não é tão de repente, mas vem do cansaço de sustentá-la a todo momento: em casa, no trabalho, nas relações sociais. Há sempre um gatilho que leva o autista adulto ao diagnóstico e quase sempre é uma depressão forte, ou burnout.

Tirar a máscara é corajoso e amedrontador, mas, acima de tudo, é libertador.

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas. Porém, o …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

plugins premium WordPress