Compartilhe

Prodígio aos 12 anos

Compartilhe

Entre milhões de usuários das linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), algumas histórias trazem ainda mais significado e sentido ao papel do transporte metropolitano. Uma delas é do Arthur de Araújo, um passageiro de 12 anos que demonstra sua paixão por ônibus montando miniaturas de coletivos com papelão.

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos, Arthur sempre demonstrou muitas habilidades artísticas e aos 6 anos já fazia rabiscos de ônibus. Morador de São Bernardo do Campo (SP), o pequeno passageiro utiliza as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para os compromissos diários.

“Essa rotina no transporte público contribuiu para despertar a paixão dele pelos coletivos”, comenta Maria Aparecida Lopes, 50 anos, mãe de Arthur. “Os rabiscos foram evoluindo cada vez mais para desenhos detalhados com rodas, janelas, e assim, gradativamente. Começou a assistir vídeos na internet, foi se aprimorando e então surgiu o interesse em fazer algo diferente, os modelos em papelão”, conta Maria.

Em abril mês marcado pela campanha que busca conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a EMTU convidou o minibusólogo a uma visita na garagem da NexMobilidade, em São Bernardo do Campo, para conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos.

Arthur acompanhou os bastidores do transporte metropolitano, conhecendo a valeta, borracharia, funilaria, a limpeza dos coletivos, além de embarcar e dar um passeio em um ônibus personalizado pela NextMobilidade, adesivado em apoio à campanha Abril Azul. Na ocasião, o pequeno passageiro ganhou da EMTU um modelo impresso de ônibus para fazer a montagem.

Muito amável

“O Artur é um menino muito amável e com habilidades incríveis. Busco acolher esse trabalho dele, pois é um dom que pode encaminhá-lo para essa área que ele tanto ama”, conta, com orgulho, a mãe da criança.

Os ônibus montados pelo minibusólogo Arthur foram expostos no Terminal Metropolitano Diadema da EMTU, na 13ª edição do Expominis – projeto que reúne réplicas em miniatura de ônibus para oferecer aos passageiros um pouco de conhecimento sobre a história do transporte público e seus bastidores. No evento, Arthur ganhou da NextMobilidade e da EMTU uma camisa de motorista e cordão para crachá.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, histórias como a do Arthur motivam ainda mais o trabalho de todos para oferecer um transporte de qualidade, inclusivo e inspirador. “Transportamos vidas e suas histórias de lutas e alegrias. É uma grata surpresa e motivo de felicidade para nós contar com o Arthur nos ônibus metropolitanos. Ele nos inspirou com seu talento e entusiasmo pelo transporte”, comentou Paulo.

Fonte: Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/abril-azul-minibusologo-com-autismo-constroi-miniaturas-de-onibus-da-emtu/)

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas. Porém, o …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

plugins premium WordPress