20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Programa dá uma forcinha

Compartilhe

Na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), psicólogos iniciaram um programa para ajudar adultos autistas no desenvolvimento de habilidades para relacionamentos amorosos. A iniciativa inclui encontros com coaches de relacionamento para a prática de interações sociais, com foco na construção de confiança e leitura de sinais durante os encontros. O programa faz parte de um ensaio clínico que acompanha dezenas de participantes e coleta dados sobre suas experiências. Entre os principais objetivos estão entender quais abordagens podem facilitar o desenvolvimento de vínculos afetivos e melhorar a qualidade de vida.

Segundo reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, historicamente, o tema do romance entre pessoas autistas era pouco abordado na pesquisa científica. A série Amor no Espectro, que retrata experiências reais de adultos autistas em busca de relacionamentos, ajudou a tornar o tema mais visível. A produção influenciou positivamente a percepção social sobre o direito ao amor e à intimidade das pessoas no espectro.

Apesar do avanço, há críticas a treinamentos sociais que incentivam o mascaramento, ou seja, a tentativa de autistas se comportarem como neurotípicos. Algumas pessoas relatam desgaste emocional ao tentar seguir padrões impostos de sociabilidade. Por isso, a equipe da UCLA procura adotar uma abordagem neuroafirmativa, que valoriza a autenticidade e a autonomia individual.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/universidade-nos-eua-lanca-programa-para-ajudar-autistas-em-relacionamentos/

Veja também...

Agora me diz, há quantos anos que existem crises nas escolas e quase ninguém fez isso que aponto no vídeo abaixo? O …

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

plugins premium WordPress