20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Projeto prevê 60 dias

Compartilhe

Um projeto em análise na Câmara prevê prazo de 60 dias para o início do tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como em planos privados.

A lei atual prevê o direito do acesso a ações e serviços de saúde para essas pessoas, mas de acordo com a autora do projeto, deputada Clarissa Tércio (PP-PE), “esses pacientes têm tido dificuldades de iniciarem o tratamento tanto na rede pública como na rede de saúde privada”. “Em alguns casos, aciona-se o Poder Judiciário, a fim de se fazer jus a esse direito”.

Em nota à imprensa, a parlamentar afirmou que o projeto “se não colocarmos um limite de tempo de espera para esses tratamentos, mais pessoas com transtorno de espectro autista continuarão tendo seus direitos violados, o que prejudica não só elas, mas também todas as famílias que sofrem”.

A proposta será analisada em caráter conclusivo e passará pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que se torne lei, precisará ser avaliado também pelos senadores.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/projeto-em-analise-na-camara-fixa-60-dias-de-prazo-para-inicio-de-tratamento-de-pessoas-com-autismo/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress