20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Projeto prevê 60 dias

Compartilhe

Um projeto em análise na Câmara prevê prazo de 60 dias para o início do tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como em planos privados.

A lei atual prevê o direito do acesso a ações e serviços de saúde para essas pessoas, mas de acordo com a autora do projeto, deputada Clarissa Tércio (PP-PE), “esses pacientes têm tido dificuldades de iniciarem o tratamento tanto na rede pública como na rede de saúde privada”. “Em alguns casos, aciona-se o Poder Judiciário, a fim de se fazer jus a esse direito”.

Em nota à imprensa, a parlamentar afirmou que o projeto “se não colocarmos um limite de tempo de espera para esses tratamentos, mais pessoas com transtorno de espectro autista continuarão tendo seus direitos violados, o que prejudica não só elas, mas também todas as famílias que sofrem”.

A proposta será analisada em caráter conclusivo e passará pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que se torne lei, precisará ser avaliado também pelos senadores.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/projeto-em-analise-na-camara-fixa-60-dias-de-prazo-para-inicio-de-tratamento-de-pessoas-com-autismo/

Veja também...

O TRT da 9ª região reconheceu o direito de uma pessoa autista de exercer sua profissão de forma adaptada por meio do …

A arte me move e, com ela, tenho um coração de muitas cores. Eu amo criar e sei que o bom Deus …

No vídeo que segue, eu abordo as especificidades existentes para a educação de uma criança autista, ressaltando a necessidade de um reforço …

plugins premium WordPress