20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Questões preocupantes

Compartilhe

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela PUC-SP, Francisco Assumpção Jr. é pesquisador, professor, escritor e um dos profissionais mais longevos ligados à comunidade do autismo. É professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Paulista de Medicina e da Academia Paulista de Psicologia. Em entrevista dada ao podcast Espectros, lançada no último dia 25, Francisco abordou sua trajetória profissional no campo do autismo, suas perspectivas sobre o cenário atual da comunidade e outras questões.

Durante a entrevista, Assumpção abordou questões que têm sido, em sua perspectiva, preocupantes. “Gostaria que se tivesse mais cuidado quando se fala de autismo. Acho que o autismo está sendo visto de uma forma muito banal, muito superficial, muito midiática. E autismo é algo sério, envolve sofrimento de muita gente, envolve cuidados muito específicos. É mais do que simplesmente um negócio, como que está sendo tratado, em muitas situações de forma inclusive judicializada. Autismo é uma coisa séria. Envolve crianças, envolve pessoas, e cuidar significa se importar”, afirmou.

Além disso, Francisco refletiu sobre o cenário do autismo nas décadas passadas e como as concepções médicas e demandas sociais mudaram ao longo do tempo. Ele criticou a interferência dos movimentos sociais na psiquiatria, especialmente na concepção técnica de diagnósticos e tratamentos. Comparou essa situação com outras áreas médicas, onde os movimentos sociais geralmente apoiam as questões técnicas sem interferir diretamente.

Visão necessária

Sobre a sua formação no campo da psicologia, o médico afirmou que a psicologia não foi uma mudança de área, mas uma expansão necessária para uma visão mais multidisciplinar. Francisco ressaltou a importância de entender o desenvolvimento infantil para melhor tratar crianças com transtornos do desenvolvimento, incluindo o autismo. Ele mencionou que suas escolhas educacionais foram motivadas pela necessidade de suprir lacunas em sua formação e oferecer um cuidado mais completo a seus pacientes.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/francisco-assumpcao-jr-autismo-e-algo-serio/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress