Autismo é parte da variação humana?
A resposta seria sim, no sentido de que: se há essas características na natureza, logo,. elas “fazem parte” de uma distribuição natural.
Autismo é só uma variação natural humana?
A resposta seria não, no sentido de que: algo que se manifesta como parte natural da variação humana pode, ainda assim, estar associado a prejuízos graves.
Pessoas diagnosticadas com autismo precisam de tratamento?
Usualmente, sim. Embora o tratamento varie para cada indivíduo, por ser considerado um transtorno, o autismo pressupõe prejuízos significativos que se beneficiam de tratamento e cuidados específicos.
Se é parte da variação natural, faz sentido em pensar em remédio para autismo?
Sim. Autismo, como transtorno, define domínios de prejuízo que caracterizam a condição. É plenamente possível que, com o avanço cientifico, um dia exista um medicamento que possa contribuir nesses desfechos.
Mas, afinal, está correto dizer que autismo é parte da variação natural?
Embora características do autismo façam parte da diversidade humana, dizer que autismo é apenas uma variação natural transmite a ideia de que se trata de uma simples diferença, como se não houvesse prejuízos relevantes associados a essa condição, e não reflete a gravidade e a complexidade do transtorno.